Unidade Integrada Jerônimo Monteiro será campo de prática do novo curso de Medicina da Ufes na região Sul de Saúde

A Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM) foi confirmada como um dos campos de prática do novo curso de Medicina que será implantado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no campus de Alegre, com início previsto para o segundo semestre de 2026. A definição foi apresentada em reunião na última quinta-feira (11), que contou com a participação de prefeitos dos municípios vizinhos, secretários e gestores da saúde.

Durante a reunião, os gestores municipais puderam apresentar pontos necessários e demandas históricas da saúde, que poderão ser incorporados ao planejamento do curso, garantindo uma formação alinhada às necessidades reais da região, uma vez que um dos objetivos do curso é poder levar medicina de qualidade às áreas com dificuldade de fixação de profissionais.

“O novo curso de Medicina da Ufes, que é apoiado pelo Governo do Estado, representa um investimento estratégico e de grande impacto para o desenvolvimento regional no Sul do Espírito Santo. Ele pode estruturar a formação com base nas necessidades locais e em vivências próximas da realidade dos municípios”, celebrou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Já a diretora-geral do UIJM, Márcia Cravo, destacou os impactos diretos da chegada do curso. “A implantação do curso de Medicina vai ajudar a formar e fixar profissionais na região, facilitar a criação de residências médicas e fortalecer a pesquisa. Com mais profissionais no hospital, conseguiremos ampliar serviços e reduzir filas na média complexidade. Iremos preparar futuros médicos para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS) com excelência”, afirmou.

A superintendente de Saúde da Região Sul, Samilla Figueira, reforçou a importância da inclusão do hospital como campo de prática. “Receber estudantes e futuros residentes traz dinamismo, inovação e mais conhecimento para a equipe. É uma oportunidade de ampliar nossa capacidade de resposta e oferecer um cuidado ainda melhor à comunidade. Esse processo marca um salto importante na qualidade da assistência”, disse a superintendente.

Fonte: https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/unidade-integrada-jeronimo-monteiro-sera-campo-de-pratica-do-novo-curso-de-medicina-da-ufes-na-regiao-sul-de-saude

Confira mais Notícias

Notícias

Ministério da Saúde define estratégia de imunização contra a dengue com nova vacina do Butantan

Notícias

Contratações na Saúde – CNSAÚDE

Notícias

Com a redução de novos casos, Governo do Brasil encerra Sala de Situação sobre intoxicação por metanol

Notícias

‘Dezembro Vermelho’: Sesa intensifica estratégias de prevenção ao HIV/Aids no Espírito Santo

Notícias

Espírito Santo avança e amplia Teste do Pezinho para detectar doenças graves como a AME

Notícias

Novos equipamentos e retomada da ‘Ação de Oftalmologia’ levam ainda mais saúde aos municípios da Região Sul

Notícias

Visita institucional ao Hospital Padre Máximo, em Venda Nova do Imigrante

Notícias

Vacinação em gestantes contra o vírus sincicial respiratório tem início na segunda quinzena de novembro