Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes tem início nesta segunda-feira (06)

A Estratégia para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, conhecida como a Campanha de Multivacinação, tem início nesta segunda-feira (06) em todo o Espírito Santo. A estratégia de vacinação, que será realizada de forma seletiva, visa alcançar crianças e adolescentes que ainda não receberam as vacinas previstas no Calendário Nacional ou daqueles que estão com esquemas incompletos.

No Estado, cerca de 750 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos deverão ter a caderneta avaliada para verificação da situação vacinal. A remessa de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para atender à estratégia chegou ao longo desta semana e o Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Secretaria da Saúde (Sesa), já iniciou a distribuição às regionais de saúde e aos municípios da região Metropolitana. A campanha segue até o dia 31 de outubro, com o ‘Dia D de mobilização’ previsto para o próximo dia 18.

“A estratégia de atualização acontece de forma seletiva, pois a população-alvo são crianças e adolescentes que não têm registro de doses aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O Espírito Santo voltou a apresentar uma adesão muito importante da família em prol da vacinação, com aumento crescente das nossas coberturas vacinais, mas ainda há imunizantes que precisamos alcançar excelência e garantir cada vez mais a proteção das crianças e adolescentes”, explicou a referência técnica do PEI, Danielle Grillo.

Serão ofertadas as vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Polio inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, dTpa e HPV quadrivalente, seguindo o calendário de ambos os grupos, crianças e adolescentes. As doses já estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado.

Além da vacinação deste público, a estratégia de atualização será direcionada também, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, para a vacinação contra o Sarampo e daqueles adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados contra o HPV.

Para o Sarampo, poderá ser avaliada a situação vacinal daqueles com até 59 anos e de profissionais de saúde, sendo atualizada em caso necessário. Já a vacina HPV para os jovens acontece concomitante a estratégia de mobilização que tem duração até dezembro deste ano.

As coberturas vacinais do Espírito Santo podem ser acompanhadas na “Sala de Situação”, na plataforma do Vacina e Confia https://vacinaeconfia.saude.es.gov.br/

Vacinas ofertadas para crianças menores de 7 anos (considerar esquema vacinal incompleto ou não vacinado)

BCG

Hepatite B

Penta (DTP/Hib/HB)

Polio inativada

Rotavírus

Pneumocócica 10 valente (conjugada)

Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)

Vacina Influenza trivalente (fragmentada, inativada)

Vacina Covid-19

Febre amarela

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéolaSCR)

Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela-SCRV)

DTP

Hepatite A

Varicela

Vacinas ofertadas para crianças a partir dos 7 anos de idade e adolescente menores de 15 anos (considerar esquema vacinal incompleto ou não vacinado)

Hepatite B

Febre amarela

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola-SCR)

Difteria e tétano adulto

dTpa

Meningocócica ACWY (conjugada)

HPV quadrivalente


Fonte: https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/campanha-de-multivacinacao-para-criancas-e-adolescentes-tem-inicio-nesta-segunda-feira-06

Confira mais Notícias

Notícias

Ministério da Saúde define estratégia de imunização contra a dengue com nova vacina do Butantan

Notícias

Contratações na Saúde – CNSAÚDE

Notícias

Com a redução de novos casos, Governo do Brasil encerra Sala de Situação sobre intoxicação por metanol

Notícias

‘Dezembro Vermelho’: Sesa intensifica estratégias de prevenção ao HIV/Aids no Espírito Santo

Notícias

Espírito Santo avança e amplia Teste do Pezinho para detectar doenças graves como a AME

Notícias

Novos equipamentos e retomada da ‘Ação de Oftalmologia’ levam ainda mais saúde aos municípios da Região Sul

Notícias

Visita institucional ao Hospital Padre Máximo, em Venda Nova do Imigrante

Notícias

Vacinação em gestantes contra o vírus sincicial respiratório tem início na segunda quinzena de novembro